terça-feira, 8 de julho de 2008

Educamos por aquilo que somos

Somos alunas do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, cursando o 3° ano de Formação de Professores. E nesta reta final, ultrapassamos barreiras, vencemos os medos, as dificuldades e acima de tudo, construímos a nossa identidade.
Ao decorrer do curso, percebemos que ser educador é aquele que desenvolve as competências para continuar aprendendo, de forma crítica, em níveis mais complexos de estudos. Essas competências são de nível cognitivo, cultural, psicomotor e sócio-afetivo.
E para vivenciarmos na prática, passamos por uma série de desafios que contribuíram para a nossa formação profissional. Práticas essas que construímos dentro da própria sala de aula através de observações e do contato direto com o desenvolvimento dos discentes. Após as observações, criamos as nossas próprias técnicas pelas experiências adquiridas dentro da sala de aula, mas agora, como educadora.
Percebemos que o educador deve ser bastante flexível diante de uma turma com um determinado perfil, já que é inexistente um aspecto fixo e único. Assim, a cada ano estamos convidados a nos adaptar a um ambiente distinto, levando também aos alunos a se organizarem diante de suas propostas. E essas mudanças de perfil são necessárias já que o professor é encarregado de abordar um “novo mundo”, no qual exige maturidade e desenvolvimento para ser apto a assimilar as novas características.
Além de nossas experiências no ambiente escolar, ainda vivenciamos aprendizagens através de um trabalho de conclusão de curso, no qual, abordamos a Violência e a Exclusão no cenário educativo. Experiências essas, que fortalecem nossa visão de mundo, e construção de sujeitos ativos e críticos perante uma sociedade tão deficiente de recursos físicos, sociais e humanos.
Sendo assim, estamos concluindo este ano, com muitas perspectivas pessoais e profissionais, pois tivemos a oportunidade de vivenciar grandes situações que nos amadureceram, que concerteza nos tornaram grandes educadoras e que nascemos para um novo mundo.

“ O estudo da gramática não faz poetas.
O estudo da harmonia não faz compositores.
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
O estudo das ciências da educação não faz educadores.
Educadores não podem ser produzidos.
Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer.
Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer...”
Rubens Alves

Aline Melo e Carolina Abreu

Um comentário:

Josiele e Vanessa disse...

Seu blog está muito legal!
É muito bom saber que no decorrer desses três anos, nós cresecemos muito.
Sucesso sempre!
Bjo Josi e Vanessa