sábado, 19 de julho de 2008

O papel da escola

A ESCOLA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e da sociedade amplia-se ainda mais no despertar do novo milênio e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos (PCNs, 1998). Na escola, durante processos de socialização, a criança tem a oportunidade de desenvolver a sua identidade e autonomia. Interagindo com os amiguinhos se dá a ampliação de laços afetivos que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os adultos. Isso poderá contribuir para o reconhecimento do outro e para a constatação das diferenças entre as pessoas; diferenças essas, que podem ser aproveitadas para o enriquecimento de si próprias.
Através dos estágios podemos analisar todo o desenvolvimento cognitivo das crianças e a partir das aulas práticas podemos vivenciar toda a construção do aprendizado. Desse modo, na escola, criam-se condições para as crianças conhecerem, descobrirem e reconstruírem significados, novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais. A escola deve dar total atenção à criança como pessoa, que está num contínuo processo de crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades.
A atenção recebida na escola reflete na criança, fazendo com que tome consciência do mundo de diferentes maneiras em cada etapa de seu desenvolvimento. As transformações que ocorrem em seu pensamento se dão simultaneamente ao desenvolvimento da linguagem e de suas capacidades de expressão. A criança bem atendida, considerada um cidadão, enquanto cresce se depara com fenômenos, fatos e objetos do mundo; pergunta, reúne informações, organiza explicações e arrisca respostas. Desse modo, ocorrem mudanças fundamentais no seu modo de conceber a vida, a natureza e a cultura. Além de promover a educação da criança, mostrando o correto, muitas vezes a escola terá que propiciar situações para que os pais reflitam sobre seus papéis e atribuições, tendo em vista que seus filhos permanecem mais tempo com os profissionais da escola do que com eles mesmos.
Sendo assim, nós um papel fundamental, pois a formação do cidadão começa na escola, e todas as nossas técnicas devem ser bem utilizadas para que nossas aulas possam ser totalmente proveitosas.
Aline Melo e Carolina Abreu

Um comentário:

André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Boas reflexões!!!
Continuem elaborando textos reflexivos e críticos!!
Visitem e pesquisem outros blogs sobre educação!!
Esse intercâmbio de experiências é fundamental!!!
Avante!
Liliana