quinta-feira, 17 de julho de 2008

Uma Experiência para a Vida

Minha Experiência

Neste ano de 2008, nos meses de maio e junho, tive a oportunidade de estagiar na Escola Municipal Maria Lúcia. Escola em que puder analisar e vivenciar todas as situações que antes eram abstratas pelo simples fato de não conhecer, e apenas poder imaginar como seria devido ao que escutamos indiretamente pelos outros. Estágio esse, que com certeza, lembrarei em muitas situações da minha vida, seja como educadora ou como construtora de conhecimentos e aprendizagens para a vida. Pois foram experiências que deixaram marcas positivas e muitas negativas, mas que foram necessárias para que eu compreendesse o que é a vida de fato.
Na escola como um todo, percebi que há dificuldades em diversos âmbitos, mas também possui uma estrutura que muitas escolas não têm. Fiquei surpresa com alguns recursos da escola, principalmente com as aulas de informática, na qual todos têm acesso à notebooks, e no mundo de hoje, a informática está sendo muito importante, sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e é bom que desde pequenos eles estejam interagindo com a era tecnológica, o que vai melhorar muito no desenvolvimento. Porém, tenho que ressaltar que o ambiente escolar é bem diferente da realidade que eu estava, pois, é muito conturbado, professoras inquietas, corredores agitados, criança fora de sala, correndo, tirando a atenção de quem realmente quer estudar.
Mas, não se pode generalizar porque também encontramos muitas crianças que são dedicadas às aulas e que estão interessadas em aprender, e também encontramos pais que mesmo não tendo condições de suprir todas as necessidades, fazem de tudo para que seus filhos possam aprender e ter uma boa educação.
Antes de estagiar no Maria Lúcia, já imaginava como seria a realidade da escola, porém, tenho que admitir que me surpreendi um pouco devido a alguns fatos que ocorreram. Tive que realmente vencer barreiras diárias para poder voltar no próximo dia de estágio. Situações que nunca pensei que poderia passar algum dia da minha vida, eu passei. Momentos como criança me chutando, me batendo, cuspindo no meu rosto, me jogando na quina do quadro negro e até tapas no rosto. Não sei descrever como me sentia naqueles momentos, só não acreditava que estava acontecendo comigo, e ainda pior, por levar agressões de criança que nunca tinha visto na minha vida e crianças de cinco e seis anos. Realmente foi difícil de acreditar.
Mas, com o passar do tempo, fui compreendendo o que realmente acontecia. Por isso, acredito que algumas mudanças são necessárias para que esse quadro possa se reverter, pois esses comportamentos acabam prejudicando a todos e principalmente as outras crianças que devido a isto, não conseguem prestar atenção e não se desenvolvem como o esperado.
Apesar de alguns acontecimentos, gostei muito de dar estágio no Maria Lúcia, de poder aprender e ver como a minha presença foi importante, tanto para os alunos como para a professora, que também ensinou, mas aprendeu muito também e se pudesse continuar, não pensaria duas vezes. Gosto de desafios e principalmente de aprender coisas novas, conhecimentos que influenciam na minha identidade, pois, com certeza, não sou a mesma de antes, agora estou muito mais amadurecida e pronta para novas etapas.
Eu tive a oportunidade de estagiar na escola municipal e na privada, já Carolina só pode estagiar no Censa, mas percebemos a diferença de paradigma de cada escola. O ambiente é diferente, toda a estrutura, os recursos, o modo de agir, dentre outros. Porém essa experiência vai ficar marcada na minha vida e também na vida de quem teve a mesma oportunidade.




Aline Melo e Carolina Abreu

Nenhum comentário: